Tratamento de sementes de soja: O que é e qual sua importância?

3 / out / 2019 | Deixe seu comentário

A produção de soja no país vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Deste modo, a utilização de boas práticas de manejo é fundamental para garantir altas produtividades.
O manejo correto do solo, utilização de sementes de alta qualidade, a época de semeadura e a utilização correta de herbicidas são essenciais para o sucesso de sua lavoura de soja.
Contudo, muitas vezes a semeadura da soja não é realizada em condições ótimas, comprometendo o estabelecimento da lavoura do estande inicial. Assim, é necessário muitas vezes realizar a ressemeadura.
Nessas situações, o tratamento de sementes de soja entra como um forte aliado, sendo considerado um manejo preventivo!
O tratamento de sementes é a aplicação de produtos/substâncias sobre as sementes, sejam eles defensivos químicos e/ou biológicos, que preservem o desempenho das sementes, permitindo que elas expressem seu potencial.
Essa técnica é como uma garantia adicional ao produtor, auxiliando no estabelecimento do estande inicial das plântulas, principalmente em condições adversas.
Na prática, o tratamento com produtos vai proteger a semente do contato inicial com o solo até a fase inicial de formação das plantas.

Fonte: Lavoura 10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *