piloto automático agrícola: conheça as vantagens

Piloto automático agrícola: conheça as vantagens

2 / jan / 2020 | Deixe seu comentário

Dentre as inovações tecnológicas desenvolvidas na atividade agrícola, os sistemas de piloto automático têm um capítulo especial.

Mas quais as vantagens que essa tecnologia – no contexto da chamada agricultura de precisão – pode oferecer ao produtor rural? É o que responderemos a seguir. Continue por aqui!

Como tudo começou?

Fruto direto das pesquisas relacionadas ao movimento de agricultura de precisão iniciado nos Estados Unidos em meados da década de 1990, o piloto automático ganhou destaque no desenvolvimento da tecnologia em torno do sistema de posicionamento global (GPS).

Nas últimas três décadas, o impacto dessas inovações foram, sem nenhum exagero, revolucionários. O monitoramento, a coleta de dados, a internet, são a base de uma nova era na agricultura que, com efeito, está só começando.

Quem poderia dizer, há cinquenta anos atrás, que um dia os tratores iriam trabalhar na lavoura sem ter alguém de carne e osso no controle?

Como os sistemas de piloto automático funcionam?

Em suma, a ideia é oferecer a possibilidade de se conduzir uma máquina agrícola guiada por GPS, sem a interferência de um operador.

Um dispositivo GNSS (receptor) envia informações de posicionamento georreferenciadas ao sistema de direção da máquina, que faz, com autonomia, um caminho predeterminado.

Por meio de uma antena, as máquinas recebem os sinais de satélite vindos do GPS. É um sistema eletro-hidráulico que fica conectado à direção do veículo de modo que ele possa trabalhar de forma autônoma, sem o operador físico, que se limita a apenas monitorar a operação do sistema.

Quais os tipos de piloto automático?

Em resumo, existem duas categorias de pilotos automático:

  • piloto elétrico: funciona com base em motores elétricos que dão direcionamento automático ao veículo.
  • piloto hidráulico: atua integrado ao sistema hidráulico do veículo por meio de uma válvula acoplada ao sistema ou por uma interface que se comunica diretamente à máquina.

Quais os benefícios da utilização do piloto automático?

Este tipo de tecnologia traz vantagens relacionadas à eficiência tanto do plantio, quanto do trato da lavoura e da colheita. Vejamos alguns tópicos.

Fadiga reduzida

Em virtude de o operador não ter de conduzir manualmente a máquina, ele permanece descansado e, consequentemente, fica livre da possibilidade de cometer erros decorrentes da fadiga.

Desse modo, o trabalhador pode exercer outras funções durante a operação, como analisar os dados informados no monitor, observar as condições da lavoura e reparar obstáculos ao longo do trajeto.

Flexibilidade do tempo

O piloto automático funciona dia e noite, realizando operações mais precisas, seguras e rápidas, independentemente do horário. Em algumas operações, consegue diminuir 50% o tempo em relação ao trabalho manual.

Redução de custos

A redução de tempo na realização da atividade reduz, portanto, os custos da produção. O sistema automatizado permite o controle e diminuição no gasto com combustíveis e insumos,

Competitividade

A adoção dos sistemas de piloto automático agrícola fatalmente influenciará na eficiência e na rentabilidade da produção, ou seja, no fim das contas acaba por fornecer condições positivas para a concorrência no mercado.

Produtividade

O sistema garante o aperfeiçoamento de técnicas produtivas por meio de um desempenho otimizado, com a uniformização do espaçamento e a diminuição da compactação do solo.

Ociosidade das máquinas

Com a possibilidade de flexibilização de horários e da não necessidade de ação do operador, o sistema permite a utilização das máquina em horários que, antes, seriam ociosos, como o período noturno.

A importância da mão de obra qualificada

Por fim, vale destacar que o investimento em qualificação da mão de obra faz parte do processo que envolve o uso de sistemas de piloto automático na agricultura.

O trabalhador precisa desenvolver a capacidade de operar softwares de monitoramento e análise de dados, competência que só pode ser adquirida com o treinamento adequado.

Aproveite e visite o site da Agro Academy para conferir os cursos que temos preparados para você!

Rodrigo Loncarovich é CEO da Agro Academy.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *