saiba as competências que um operador de máquinas agrícolas deve ter

Saiba as competências que um operador de máquinas agrícolas deve ter

A evolução tecnológica pela qual tem passado a agricultura desde as últimas décadas reflete, inevitavelmente, na função exercida pelo operador de máquinas agrícolas.

Diante da tendência da adoção de máquinas autônomas e do uso de softwares de monitoramento e análise de dados nas lavouras, se quiser estar atualizado, o operador de máquinas tem de adquirir competências e habilidades que estejam em sintonia com as exigências que as tecnologias impõe ao trabalho no campo. Por outro lado, as funções consideradas tradicionais não podem ser deixadas de lado, pois de uma forma ou de outra o trabalho do operador consiste em atuar com mecânica e manutenção.

Neste artigo vamos destacar as aptidões necessárias para que um profissional que opere máquinas seja considerado qualificado. Vamos lá!

Qual a importância do operador de máquinas agrícolas ao longo da história?

O trabalho de operador, evidentemente, está relacionado à história da mecanização agrícola. A rigor, o papel exercido por ele remonta à Antiguidade, desde que artefatos foram inventados para auxiliar o processo agrícola.

Mas o conceito moderno de mecanização tal qual o conhecemos teve início em meados do século XIX no contexto da chamada Revolução Industrial. A partir daí, a figura do operador de máquinas agrícolas de fato torna-se relevante, acompanhando a evolução alguns equipamentos, especialmente as semeadoras, as colhedoras e os tratores.

Portanto, o aperfeiçoamento tecnológico trouxe em sua esteira a necessidade também de capacitação da mão de obra responsável pela operação. Ironicamente, o processo de mecanização passou a ficar tão avançado que, em alguns casos, acabou por tornar a intervenção física do trabalhador desnecessária, evidenciando a substituição dos trabalhadores por máquinas, literalmente.

Essa realidade começou a ganhar força a partir da década de 1990 e, de lá para cá, o que ficou claro foi a impressionante transformação no campo promovida pela agricultura digital. Com isso, nos dias de hoje, é cada vez mais urgente a necessidade de treinamentos, cursos, capacitações, aperfeiçoamentos voltados para a tecnologia na agricultura. Esse é o futuro que, em verdade, já está entre nós.

O que faz um operador de máquinas agrícolas?

O trabalho de operador exige muito preparo, e um profissional que se queira evoluído tem de aprender a conciliar o conhecimento mais tradicional dos negócios do campo à curiosidade em relação à novidade dos avanços mais modernos da tecnologia 4.0.

O operador de máquinas agrícolas lida com variedades de tipos de equipamentos, que auxiliam nos processos de preparação do solo, semeadura, adubação, pulverização e colheita.

Com o desenvolvimento da agricultura digital, o operador tem de adquirir conhecimento para trabalhar com máquinas inteligentes e programas de alta precisão.

Ele deve, portanto, operar equipamentos importantíssimos no processo agrícola, como tratores e implementos, e também ter a expertise de dominar os programas de monitoramento de dados aplicados à lavoura.

Que competências deve ter o operador de máquinas agrícolas?

O operador deve possuir habilidades que fazem parte do contexto geral exigido pela atividade, assim como  ter competências mais específicas, relacionadas mesmo à questões técnicas. Vejamos.

Respeito aos limites da máquina

É essencial que o operador saiba respeitar os limites da máquina no processo de trabalho Portanto, não se deve exigir do equipamento mais do que ele é capaz de oferecer, sob o risco de causar resultados negativos.

Concentração

Não são raros os casos de acidentes envolvendo operadores, seja por não ter o conhecimento real do processo, seja por  mera distração, simplesmente.

Exatamente por isso, é importante que o profissional mantenha o foco a fim de evitar distrações. A concentração tem reflexo direto  no resultado final da produtividade.

Curiosidade de aprender

Um operador que tem vontade de aprender mais sobre sua atividade será sempre um profissional diferenciado. Assim, além de, naturalmente, possuir a formação técnica específica para a atuação na área, o ideal é que ele tenha o ímpeto de sempre buscar mais conhecimento, pesquisando por conta própria e participando de treinamentos de capacitação.

Dedicação

Da mesma forma, o trabalho será mais eficiente se a pessoa tiver um profundo conhecimento a respeito da máquina que está operando. Ter o domínio absoluto sobre as potencialidades do equipamento e também sobre o produto que se está produzindo aumenta a produtividade e diminui os riscos de desperdício. Ademais, saber exatamente com o que se está lidando traz a possibilidade, inclusive, de se prever possíveis erros.

Prudência

Um dos pontos fundamentais para uma boa atuação profissional é ter o zelo necessário ao exercer o trabalho. Assim, a prudência implica em respeitar os padrões de segurança, utilizando adequadamente os equipamentos de proteção individual (IPIs).

Conhecimento de informática

Em termos técnicos, é necessário que o operador tenha conhecimento de informática, pois vai ter de lidar com a configuração de softwares e maquinários. Nesse sentido, tem de ter a capacidade de interpretar os dados levantados pelos equipamentos de monitoramento. Tais competências são, com efeito, a base para todo operador na era digital da agricultura.

Leitura de relatórios de operação

Com vistas à correção de ajustes ou à realização de manutenção dos equipamentos, o operador precisa saber o significado dos números, interpretando os relatórios de operação. Inclui-se, aqui, a habilidade para enxergar supostas sobrecargas aos limites operacionais da máquina.

Domínio de mecânica e manutenção

Evidentemente, é esperado que um operador tenha bons conhecimentos de mecânica, inclusive com a versatilidade de saber lidar com variedades de equipamentos. A manutenção é uma prática indissociável da atividade de operador, e sua correta aplicação garante o aproveitamento da vida útil da máquina, da mesma forma que contribui para o desempenho produtivo na lavoura.

Noções do processo agrícola

É pré-requisito que o profissional tenha o conhecimento geral da concepção agrícola. Portanto, é necessário que esteja em sintonia com o processo do trabalho no campo no que diz respeito ao preparo do solo, pulverização, colheita, controle de pragas etc.

De que forma o operador de máquinas agrícolas deve se qualificar?

Em virtude do avanço tecnológico no campo, cada vez mais a qualificação é a principal forma de garantir que o trabalhador se mantenha atualizado.

Portanto, nunca deixe de se interessar pelas novidades e tendências da área e procure por cursos e treinamentos que garantam o aperfeiçoamento de seu conhecimento. A Agro Academy existe para ajudar você nessa jornada. Não perca tempo e faça nossos cursos!

Rodrigo Loncarovich é CEO da Agro Academy.

2 Replies to “Saiba as competências que um operador de máquinas agrícolas deve ter”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *