aprenda estratégias de fidelização de clientes para o mercado do agronegócio

Aprenda estratégias de fidelização de clientes para o mercado do agronegócio

5 / fev / 2020 | Deixe seu comentário

Vender não é o suficiente. Qualquer empresa que trabalha de maneira séria com estratégias de marketing, sabe que o conceito de fidelização de clientes é tão importante quanto concretizar uma venda.

No mercado do agronegócio, evidentemente, não pode ser diferente. Assim – seja um fabricante de máquinas, seja uma revenda de produtos, seja uma loja de insumos – não importa qual a modalidade, todos devem ter o devido cuidado de realizar ações no sentido de, não só apenas vender, mas também conquistar.

Desse modo, o presente artigo vai trazer dicas de como você, ligado ao mercado do agronegócio, deve proceder para a fidelização de seus clientes. Continue conosco!

O que significa fidelizar clientes no agronegócio?

A nosso ver, a definição que melhor exprime o conceito de fidelização é conseguir, por meio de estratégias bem definidas, conquistar consumidores de modo que eles, com assiduidade, passem a fazer negócio com a empresa.

Nesse sentido, entende-se que manter clientes é tão relevante quanto conquistar novos. Vejamos, na prática, quais são as vantagens de manter um cliente fidelizado:

  1. A já citada possibilidade de ele, potencialmente, poder realizar contínuas compras de serviços ou produtos, conforme o nível de satisfação adquirido nas transações anteriores.
  2. Um cliente fidelizado tem a tendência de promover a marca por meio do “boca a boca”. É muito natural que ele compartilhe positivamente sua experiência com pessoas próximas, o que pode ser um ótima forma de contribuir para o estabelecimento da marca.
  3. A fidelização abre espaço para a concretização de vendas cruzadas, as chamadas cross-selling, ou seja, o cliente pode negociar outros produtos que a empresa oferece e que estão de acordo com suas necessidades.
  4. Possíveis contratempos na concretização de vendas podem ser superados com a flexibilidade adquirida pelo consumidor fidelizado. Fidelização, nesse caso, implica em tolerância e confiança.
  5. Garantir a qualidade dos produtos ou serviços é um passo fundamental para a competitividade no mercado. Clientes insatisfeitos fatalmente buscam outras empresas para fazer negócio.

Que práticas contribuem para o a fidelização de clientes no agronegócio?

Algumas ações são necessariamente importantes em prol da conquista de clientes no segmento do agronegócio. A seguir, as pontuamos em destaque:

  • prezar pela flexibilidade e pela transparência na negociação;
  • permitir o espaço para sugestões e críticas;
  • construir um sentimento de pertencimento;
  • criar empatia;
  • personalizar a venda;
  • comunicar de forma clara e objetiva;
  • antecipar as necessidades;
  • oferecer uma experiência de consumo exclusiva;
  • praticar um atendimento de qualidade;
  • Treinar a equipe no sentido de prezar pela satisfação do cliente.

De que forma traçar o perfil de clientes no agronegócio?

Outra prática que pode auxiliar na fidelização de clientes, é traçar o perfil personalizado de cada um, com vistas a estreitar os laços de confiança e de bom relacionamento. A ideia é conhecer melhor o consumidor, de forma que se possam realizar as propostas certas no momento certo.

Portanto, em primeiro lugar, é necessário coletar dados demográficos do cliente, para começar a desenhar seu perfil.

Em seguida, passa-se a identificar quais são suas necessidades e, a partir daí, definir quais os serviços ou produtos que melhor se encaixam a elas.

O próximo passo é definir qual a melhor forma de fazer a abordagem, se em reuniões presenciais ou via e-mail, por exemplo.

Por fim, procure descobrir quando, de fato, o cliente vai precisar das soluções da empresa.

Como fidelizar clientes no agronegócio?

Agora, vamos às dicas que irão auxiliar em sua estratégia no trabalho de fidelização de clientes. Acompanhe!

Crie uma experiência de atendimento única

O segredo aqui é construir um clima de exclusividade. Uma abordagem personalizada faz toda a diferença no contato com o cliente, seja por e-mail, telefone, presencialmente ou como for. Essa experiência deve ser única.

Conheça bem o cliente

É preciso fazer um trabalho cuidadoso de entendimento do perfil do cliente. Afinal, quais são suas necessidades e seus desejos?

Portanto, deve-se levar em conta o setor de produção agropecuária a que ele pertence, seu poder aquisitivo, suas preferências de compra, etc. Com isso, a empresa cria condições de elaborar campanhas de marketing mais adequadas, assim como de gerenciar corretamente seu estoque.

Esteja presente depois da venda

As estratégias de pós-venda são tão importantes quanto a concretização de um negócio pela primeira vez.

Em um mercado cada vez mais acirrado, marcar presença depois da venda demonstra relação de interesse e proximidade. Daí a importância do follow-up – seja em que canal for – para medir a satisfação, oferecer suporte técnico, esclarecer dúvidas, pedir feedback.

Mantenha um canal de relacionamento

É interessante conservar um canal de relacionamento aberto entre empresa e cliente, com profissionais treinados e disponíveis para o atendimento.

Nesse sentido, é interessante a utilização da tecnologia disponível que lida com gestão de informação, que permite a utilização de vários recursos, de modo a retornar ao cliente com a maior agilidade possível ou fazer ofertas de forma mais atrativa.

Ponha-se no lugar do cliente

Aqui, vale a máxima “não faça com os outros aquilo que você não gostaria que fizessem com você”. Nesse quesito, é imprescindível que o atendimento seja humano e aberto à resolução de quaisquer problemas apresentados.

Crie programas de fidelidade

São estratégias bastante eficazes se tiverem a devida adesão. Podem ser estabelecidos por meio de cupons ou cartões de fidelidade. São atrativos que, ao oferecer recompensas e benefícios, estimulam a realização de novas compras.

Ainda nesse tópico, deve ser considerada a prática de tratamento VIP para clientes extremamente fiéis.

Ensine seus clientes

Uma experiência de negócio será tanto mais positiva quanto a empresa tiver a capacidade de ensinar a seus clientes sobre ela, ou seja, dar informações relevante a respeito de seus produtos ou serviços.

Seja capaz de surpreender

A surpresa é uma poderosa ferramenta para estreitar os laços de fidelidade do cliente. Medidas como enviar um brinde junto com o pedido ou remeter produto antes do prazo programado causam uma ótima impressão e agregam muito valor à experiência de compra.

Saiba agradecer

Mostrar apreciação é um aspecto que dever ser cultivado pois demonstra proximidade e gratidão. São pequenas coisas que podem fazer a diferença, como desejar um feliz aniversário ou enviar um cartão de natal.

Treine seus funcionários

Todos os pontos levantados anteriormente não fazem o menor sentido se não forem postos em prática de maneira sistemática. Portanto, o treinamento da equipe é algo essencial, que tem de ser feito com frequência e qualidade. É a atuação coordenada do time da empresa que vai garantir resultados positivos a curto, médio e longo prazos.

Assim, hoje ficamos por aqui. Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário logo abaixo. Aproveite, também, e visite nosso site. A Agro Academy existe para qualificar seu trabalho. Conte com a gente!

Rodrigo Loncarovich é CEO da Agro Academy.

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