drones para pulverização: conheça suas vantagens

Drones para pulverização: conheça suas vantagens

4 / dez / 2019 | Deixe seu comentário

Se o assunto é pulverização, a grande estrela do momento é o drone, equipamento que muito recentemente passou a ganhar destaque com o desenvolvimento tecnológico dos processos de aplicação de defensivos agrícolas.

Mas o que é um drone e quais suas vantagens quando utilizado como pulverizador?

Neste artigo, vamos mostrar por que os drones estão promovendo uma grande inovação nas lavouras pelo mundo afora. Confira!

O que são os drones pulverizadores?

Drone é uma palavra que, em inglês, tem dois significados: zumbido ou zangão. Originalmente, foi criado para fins militares, carregando câmeras e sensores (hoje em dia são capazes de realizar bombardeios!). Logo, passaram a ser utilizados meramente de forma recreativa, na modalidade de aeromodelismo.

O drone pulverizador tecnicamente é classificado como RPA (Remotely Piloted Aircraft) – aeronave remotamente tripulada -, ou ainda, em uma terminologia brasileira, pode ser chamado de VANT (veículo aéreo não motorizado).

A categoria de VANT é usada para definir o equipamento que possui uma carga útil que não seja necessária para o voo, como por exemplo uma câmera ou um pulverizador. Por isso, os VANTs tem de ter autorização legal segundo a regulamentação vigente para poderem ser operados.

No caso específico de drones para pulverização, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está prestes a lançar uma instrução normativa que disciplinará o uso do equipamento.

Como é o processo de pulverização com drones?

A aplicação de produtos com drones acompanha as mesmas referências da pulverização convencional.

Em resumo, deve-se respeitar as seguintes etapas:

  • avaliação do alvo e do estágio da cultura;
  • escolha do tipo bico;
  • definição da vazão do produto;
  • opção pela forma de jato;
  • preparação da calda, seguindo as orientações de concentração e formulação sugeridas pelo modelo de aplicação adotado;
  • estabelecimento do plano de voo.

Conheça as vantagens da pulverização com drones

O drones utilizados na pulverização permitem um gerenciamento bastante preciso, que tem sido experimentado por diversos produtores ao redor do mundo.

Que os drones são uma inovação na lavoura não resta a menor dúvida. Mas quais os benefícios que, efetivamente, podemos destacar?

Vamos a eles!

Precisão

Os controladores possibilitam que o produto seja aplicado conforme sua real necessidade. A pulverização ganha em exatidão com relação ao local, o momento e a dose.

Com o uso de GPS, é possível posicionar o drone a até um metro da lavoura, além de permitir o controle da dosagem, o que resulta em uma aplicação de ótima qualidade.

Desempenho em áreas de difícil acesso

Os drones são capazes de realizar aplicações de resultados excepcionais em áreas como florestas em ribanceiras e morros, com eficiência superior a de aviões e helicópteros.

Podem ser muito úteis em espécies como café e uva cultivados em encostasse morros. Também possuem a capacidade de entrar na lavoura com a cultura já estabelecida, sem causar perdas devido ao pisoteio.

Além disso, traz a vantagem de poder ser operado à noite, quando as temperaturas são mais amenas e as plantas absorvem melhor os produtos.

Economia

Aqui, o ponto fundamental é o levantamento de dados realizado pelos drones e softwares de mapeamento, o que permite a execução de uma aplicação mais precisa. Isso, obviamente, acarreta menos gastos com produtos e combustíveis.

Preservação da saúde do produtor

Se comparada à pulverização manual, a operação com drones poupa o trabalhador da exposição às partículas tóxicas da solução aplicada.

Não custa lembrar que, independentemente de qualquer circunstância, os EPIs são absolutamente necessários no contato com agroquímicos.

Por fim…

Quer saber se é viável adquirir um drone pulverizador para a sua propriedade?

Antes de mais nada, entenda que você está lidando com um equipamento de alta tecnologia que demanda a correta e frequente manutenção para um bom funcionamento. E manutenção, você sabe, significa ter gastos. Planeje-se para não ter surpresas!

Outro fator que deve ser levado em consideração é o relevo de sua propriedade. Os drones são ideais e, muitas vezes, podem ser a solução para a pulverização em terrenos de difícil acesso.

Pois bem, já que leu este artigo até o final, não é demais pedirmos que faça um comentário aqui, não é? Então, interaja com a gente!

Rodrigo Loncarovich é CEO da Agro Academy.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *